terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeira manifestação de uma Chapa

Como nas eleições passadas, enviei meu questionamento a todas as chapas candidatas ao DCE, solicitando um registro de posicionamento e argumentação plausível neste blog.
Pela primeira vez recebi uma resposta!
Confesso que estou surpreso e, ainda mais, animado em finalmente ler algo diferenciado dos discursos anteriores.
Espero que isto sirva de exemplo para que as outras chapas sensibilizem-se com o problema e mudem seus discursos politiqueiros.
Resta cobrar as atitudes após as eleições.

Segue a resposta da Chapa 3 - Para Dizer Mais Sim do Que Não
"Somos contra o ato de 'furar a fila' do RU. Realmente é uma importante questão a ser tratada e que geralmente é deixada à margem de outras, como por exemplo, a construção da 3ª ala.
Acreditamos que o DCE possa fazer um trabalho de conscientização, pois a única forma de coibir esse ato é pela própria consciência do indivíduo.
" (vide comentário da postagem anterior)

Parabéns e obrigado aos integrantes da Chapa 3.

O espaço continua aberto para que as outras chapas se manifestem.

Bom debate.

3 comentários:

  1. Rosa dos Ventos

    Reiteramos que as condições das filas do RU são definitivamente um consequência da falta de estrutura adequada, porém, melhorando ou não estas estruturas, as filas vão continuar não só no RU como nos Xerox´s, na BU e até mesmo fora da UFSC. As atitudes tomadas por estes alunos ao “furarem” a fila do RU ou de qualquer outra fila na universidade, remete a falta de consciência de cada indivíduo sobre a coletividade e respeito com os demais.

    Não vemos que o problema de alunos furarem a fila seja uma pauta urgente do movimento estudantil da UFSC, porém, mantém-se sua devida importância por afetar diretamente o dia a dia de centenas de estudantes e, por isso, deve ser debatida em seu devido espaço, com devido tempo e urgência.

    Acreditamos que, junto com as mobilizações para fiscalizarmos o andamento das obras da nova ala do RU e outras melhorias na qualidade do restaurante, podemos fazer trabalhos de conscientização para com estas atitudes, na forma de panfletos com informações críticas e até mesmo intervenções artísticas, fazendo com que os estudantes das filas passem a refletirem sobre o problema e analisem suas próprias atitudes além de proporcionar a estes, uma atração artística que pode dar uma leve sensação da fila estar andando mais rápido, enquanto esperamos as tão aguardadas ampliações!

    ResponderExcluir
  2. Léo, não concordo com essa tua enquete.
    Como eu já presenciei a passagem em sala de duas chapas eu posso afirmar com certeza que nenhuma delas se posicionou de acordo com essas afirmações que estão sendo dadas como escolha de votação. Acho até perigosa essa colocação pois de alguma forma pode tendenciar as respostas.
    Penso que refletindo a respeito essas opções de respostas podem ser melhoradas e dessa forma tentar explicitar melhor a posição dos estudantes que participam ou não do dce, mas que acima de tudo tem uma opinião diferente da sua, mas não tão extrema quanto essas que estão ilustradas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Júlia,

    Não entendo a enquete como um posicionamento mas como uma provocação.
    Talvez ela se pareça tendenciosa devido as respostas que atendem a um mínimo bom senso serem tão óbvias. O objetivo é a reflexão.
    Mas, de acordo com a opinião desse blog, ratifico que não vejo como o DCE fugir desta responsabilidade.
    Agradeço sua colaboração e aceito sugestões para outras opções de respostas.
    Gostaria apenas de esclarecer que a enquete está no blog a mais de três semanas e não foi baseada nas respostas obtidas nas salas de aula.

    ResponderExcluir