sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Chapas Candidatas: Uma solução, por favor...

Depois da conversa com meu grande amigo Ricardo, de minha sessão de terapia e de muita reflexão, agora mais calmo, vou tentar explicar bem direitinho o que espero das chapas do DCE:

Concordo que o problema das filas seja estrutural, que o serviço do RU necessita de melhoras e que as lutas e conquistas das gestões anteriores são importantíssimas e de grande mérito.

Porém, a atitude de furar a fila não pode ser justificada por estes problemas estruturais. A construção da cidadania do estudante está diretamente ligada a esta postura e peço que isso TAMBÉM seja abordado pelo futuro DCE.

Discutir o posicionamento de cada um perante os problemas de nosso cotidiano é algo que não se ouve em nossa universidade.
Eu, como aluno e cidadão, sinto-me prejudicado ao ser passado para trás numa fila. Sinto-me incomodado ao sentar na biblioteca e o sujeito do lado ficar falando no celular ou gritando sobre suas aventuras sexuais. Concordo que se não houvessem filas e tivéssemos uma sala com isolamento acústico para cada aluno estudar estes problemas não existiriam, mas enquanto isso não acontece, quem irá resolver o meu problema? Quem irá me defender ou lutar a favor de meus direitos que estão sendo desrespeitados pelos meus colegas acadêmicos?

Devo me calar ou também furar a fila? Isso não causaria um caos? Imaginem todos desrespeitando a fila, se empurrando na porta do RU pois conhecem alguém que já está lá dentro.

Lutem, reinvidiquem, manifestem-se contra a diretoria, a favor de nossos direitos e por um mundo melhor. Vocês estão de parabéns. Mas que tal TAMBÉM tomar alguma atitude para que os alunos cumpram seus deveres mínimos? E quando falo alguma atitude, não imagino nada heróico ou inatingível, mas apenas uma postura digna.

Por fim, para ser mais objetivo:

Gostaria de saber qual das chapas candidatas proporia-se e comprometeria-se a, ao menos, colocar em seus panfletos e publicações e/ou incluir em seus discursos e manifestações o simples pedido aos alunos que RESPEITEM A FILA.

Boas eleições,

Leonardo

PS: Não defendo nem acuso aqui nenhuma Chapa. Até agora não obtive nenhuma posição diferenciada de nenhuma delas. Deixo o espaço deste blog aberto para que as chapas se manifestem.

Um comentário:

  1. Somos contra o ato de “furar” a fila do RU. Realmente é uma importante questão a ser tratada e que geralmente é deixada à margem de outras, como por exemplo, a construção da 3ª ala.
    Acreditamos que o DCE possa fazer um trabalho de conscientização, pois a única forma de coibir esse ato é pela própria consciência do indíviduo.

    Obrigado pela colaboração!

    ResponderExcluir