sábado, 22 de maio de 2010

Reforço Positivo

Após a troca de emails na lista de nossa sala discutindo as manifestações do passe livre e apontando para polícia como criminosos, segue uma resposta clara, honesta e em bom nível de alguém que vive o outro lado da história.
Não quero tomar nenhum partido, mas sim mostrar que estamos todos no mesmo barco, vivemos no mesmo país, enfrentamos os mesmos problemas e esperamos nas mesmas filas.

O autor do texto é estudante de Psicologia e Policial Militar e autorizou a publicação neste blog:

"Bom gente o seguinte, como todos percebem eu quase nunca expresso minhas opiniões em sala, não o faço por uma questão de opção, mas tenham a certeza de que presto muita atenção em tudo que vocês dizem. Acho incrível as manifestações estudantis e queria eu poder estar lá, mas como vocês sabem sou Policial Militar e proibido por lei de participar destas situações.

Sabendo que curso Psico e na UFSC, boa parte dos meus comandantes já me avisaram de todas as punições que teria caso seja visto envolvido com a manifestação (no mínimo 21 dias de prisão). Sou totalmente a favor da manifestação, porém me chateia muito ler estas mensagens contra os policiais. Afirmam que somos o CÃO de guarda do estado ou os repressivos, violentos e exagerados, mas sinceramente NENHUM de vocês tem noção do que é ser policial. Este vídeo que já assisti um milhão de vezes é totalmente manipulado. Existe sim muito excesso e violência por parte da Polícia, no entanto preciso defender aquilo que, por falta de informação, vocês não sabem ou imaginam.

A parte mais chocante do vídeo que evidencia a brutalidade com que a polícia agiu é com certeza as cotoveladas que o cara ganha na beira-mar e fica desmaiado no chão. Porém esta mesma pessoa em outro momento pulou em cima de 5 carros enquanto gritava e xingava os policias. Mas alguns afirmariam “a Polícia precisa estar preparada para isso, não pode perder a cabeça porque chamam ele de filho da puta”. Concordo, mas depois de 45 dias que ficamos “a disposição do governador” SEM IR PRA CASA, sem ver a família fica um pouco difícil. Perdi 13kg para vocês terem o direito de manifestarem-se, fiquei 28 dias sem ver minha família para vocês manifestarem-se, vi policias serem apedrejados como cães, mas isso o vídeo não mostra, então talvez não seja verdade. Se isso já não bastasse, quando tudo isto acabava e vocês iam pra casa descansar, os Policiais voltavam para o quartel, porque no próximo dia precisavam pegar a viatura e ir atender as ocorrências que teimavam em acontecer, alheia a manifestação estudantil.

Depois de vê-los cantando hinos e cantos, voltávamos a nossa “vida normal”, subindo o morro, adentrando a favela, troca de tiros, roubo, assalto, sequestro, levar pessoas aos hospitais, acidentes, incêndios, etc, etc, etc. Lembro-me muito bem de uma madrugada, precisávamos achar um cara que havia matado outro e se escondido no mato. Entrando num matagal, não vendo um palmo na frente da mão, meu parceiro me disse assim: "se não morremos aqui, amanhã tem manifestação". Lembro-me somente de rir na hora, mas hoje vejo a importância daquele momento. Então, não me venham dizer que policial é brutal, porque não sou assim. Enfim, não quero me prolongar, mas não critiquem a polícia que trabalha enquanto vocês dormem, pois apesar de nossa segurança ser uma merda, só não é pior graças a nós que fazemos milagre pelas condições que nos dão, então não sejam ingratos por favor, continuem com a manifestação acho ótimo, toda minha família anda de ônibus, só peço que MENOSPREZEM apenas a Polícia, mas NUNCA OS POLICIAIS. Desculpem o desabafo.. FICA A DICA."

Somos todos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário