sábado, 14 de novembro de 2009

Mudança de Comportamento

Um pouco de teoria: em Psicologia da Comunicação aprendemos a diferença entre atitude e comportamento.
Uma atitude refere-se ao seu posicionamento ideológico mediante algum conceito ou assunto. Quanto ao comportamento, temos algo mais prático: é como você efetivamente age naquela determinada situação.

Tentamos aqui mudar sua atitude. Quanto ao comportamento, só depende de você. Ou será necessária a presença de guardinhas de fila, medida tomada na UFSCar?
Esta notícia encontrei em uma das comunidades no Orkut contra o furo da fila, problema enfrentado em várias outras universidades do país.
Tocando neste tema, encontrei também diversas comunidades defendendo o furo, com declarações fantásticas e membros muito orgulhosos de seu posicionamento imoral.
Se, ainda no Orkut, você buscar pela palavra corrupção, aparecem cerca de 180 comunidades contra a corrupção, mas nenhuma a favor. Engraçado como não encontrei comunidades do tipo Eu sou corrupto ou Eu Roubo o Dinheiro Público. Talvez essa galera que fura a fila ainda não tenha se candidatado a nada ou criou um mínimo de vergonha na cara.

Voltando ao início desta conversa, se você mudou sua atitude, não se sinta inibido em mudar seu comportamento. Eu também, como me perguntou uma colega, já furei fila, mas depois de perceber todo envolvimento do problema, mudei minha atitude e comportamento.
Vejo isso como uma evolução. Se mudanças são necessárias, por que resistir?
Ser flexível, além de tudo, faz bem para a saúde.

Boa semana.

2 comentários:

  1. Caro Leo,
    Atitude, É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra;
    Comportamento, É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.

    Atitudes todos dizem ter, o problema é que o comportamento é sempre o do bem estar pessoal. E assim caminha a mediocridade.

    Abraços,
    Tiago (BLOG - Só Alegria - http://tiagosoaresdafonseca.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana a iniciativa do estudante de Psicologia de criar este blog! Furar fila no RU virou questao de honra e tradicao! E quem tentar falar algo eh tido como um bobo! Eh como o famoso QI neh, quem tem um se da bem....quem nao tem que se f...!
    A gente ve uma coisa dessas e fica indignado, mas ao mesmo tempo sabe que uma andorinha soh nao faz verao....eu queria mesmo eh que fizessem que nem na UFSCar: coloquem guardinhas!! Se pararmos pra pensar....qdo, segundo as escrituras sagradas, Adao e Eva foram expulsos do paraiso, Deus lhes disse que eles iriam penar pra se sustentar, e isso porque cometeram o erro...entao, no caso da fila do RU...deve-se acabar com este paraiso de "fila-furagem", botar guardinha e entao aprenderao a esperar, penar com fome, ansiedade na fila, de modo correto e justo, a sua vez como todos!!

    ResponderExcluir