sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Insights

Pensamentos, conceitos e colocações pertinentes...

"Faculdade Moral e Consciência são dois princípios morais da mente humana. Por Faculdade Moral entende-se o atributo da mente humana capaz de distinguir e eleger entre o bem e o mal; ou, dito de outro modo, entre a virtude e o vício. Trata-se de um princípio inato e, ainda que possa melhorar-se pela experiência e pela reflexão, não deriva de nenhuma delas, nem da experiência, nem da razão. Tanto São Paulo quanto Cícero oferecem a descrição mais perfeita sobre a Faculdade Moral que se pode encontrar. Conforme disse São Paulo, 'Pois quando os gentis, que não têm lei, praticam por sua natureza as coisas da lei, estes, não tendo lei, são leis para si mesmos, agindo de acordo com uma lei escrita em seus corações, tendo suas Consciências e suas razões como testemunhas que, entre si, os acusam ou defendem mutuamente.'"
Ballone GJ - Personalidade Psicopática - in. PsiqWeb, Internet, disponível em < www psiqweb.med.br/> revisto em 2005.

"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. As pessoas querem ser iguais, mas querem respeitadas suas diferenças. Ou seja, querem participar, mas querem também que suas diferenças sejam reconhecidas e respeitadas."
Boaventura de Souza Santos.

"A concepção educacional que orienta esse projeto pedagógico pauta-se na formação integral do profissional, como agente capaz de atuar sobre fenômenos psicológicos em diferentes contextos. Com base nessa concepção, busca-se uma sintonia com uma formação global e crítica para os envolvidos no processo de formação, tendo como objetivos precípuos capacitá-los para o exercício da cidadania, promoção do bem-estar e transformação de realidades que comprometam a dignidade e convivência social."
Concepção filosófica do Programa Pedagógico do Curso de Psicologia da UFSC.

"Ninguém muda nada se não acredita que pode."

"Um olho por um olho acabará por deixar toda a humanidade cega."
Gandhi.

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Marthin Luther King (Colaboração de Bruno Arthur Hochheim, estudante de Direito)

2 comentários:

  1. Leonardo, você está de parabéns pela sua ótima iniciativa. Descobri esse site porque vi o seu endereço quando estava na fila do ru noturno.
    Realmente, é muito difícil colocar o dedo na ferida, cutucar o colega, o próximo. Muitas vezes não temos coragem. O que fazer? Já está o furo institucionalizado no campus.
    Não podemos, porém, nos desanimar. Não se muda nada grande de uma hora para outra; pelo contrário, mudanças ocorrem e sempre ocorreram paulatinamente. Nem mesmo as revoluções explodem de uma para a outra: elas são frutos de grupos que destoam do status quo; timidamente no início, para mais, mais ousados e maiores ficarem seus números, protestos e idéias.
    Assim pode acontecer com a fila do RU. Se aos poucos começarmos a nos inqueietarmos com a situação, e agir para que ela mude, num crescente, chegaremos lá. Isso vale tanto quanto para a mais alta política quanto para a menor das filas -o que não é, convenhamos, o nosso caso-.
    É por isso que esse blog é tão importante. Pode ser o início de um movimento maior,poderoso e exitoso. Leonardo, mais uma vez, parabéns.
    Para encerrar, cito aqui Marthin Luther King, numa das mais iluminadas frases que eu já vi:
    "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."

    Bruno Arthur Hochheim, estudante de Direito

    ResponderExcluir
  2. "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
    Excelente frase, está de parabéns, realmente este blog surgiu na hora certa.
    Cassia ADM.

    ResponderExcluir